terça-feira, março 07, 2006

OS DIAS DO BLOG



Antes de mais quero aqui dizer que pedi este título emprestado a um escritor, António Manuel Venda, que muito me apraz ler.

E não é que é verdade? São sem dúvida os dias dele…do Blog.

Permite-nos ter a veleidade de expressar o que provavelmente nunca diríamos ou sequer escreveríamos se não fosse desta forma…há aqui um lado tímido, introvertido, acanhado – escrevemos para alguém, mas não temos forçosamente que mencionar essa(s) pessoa(s), ou mesmo que o façamos não é como uma carta ou um mail que vai directamente ao destinatário, fica lá à espera que alguém o leia.

Tornamos públicos alguns sentimentos mais íntimos e aqueles que o lêem podem apreciar à vontade, sem se verem obrigados a expressar a sua opinião – sim porque certas confissões feitas cara-a-cara deixam mais constrangidos aqueles a quem se dirigem do propriamente aqueles que as fazem.

E quando alguém faz um comentário àquilo que escreveste pode ser sincero, o que nem sempre se tem coragem para ser quando toca a admitir sensibilidades.

Podemos falar sobre coisas importantíssimas ou sobre algo que não interessa a ninguém – são ambos assuntos relevantes, escrevemos porque nos apetece e pronto.

Há aqui uma vertente social importante em que todos os cidadãos, mais do que nunca, podem expor os seus pensamentos acerca do que se vai passando neste mundo, mas não é essa que me traz aqui… mas sim o lado pessoal, os amigos, os amantes, a família, aqueles que amamos, os pequenos nadas do dia-a-dia. Podemos extravasar o nosso lado mais narcísico, falarmos de nós …sim, quem é que se atreveria a escrever uma carta ou mail a alguém a falar de si próprio? Muito poucos, tenho a certeza.

Enfim diz o que te vai na alma, escreve sem preconceitos, grita a todos aquilo que pensas…aproveita, pois estes são os dias do Blog!

Sem comentários: