terça-feira, agosto 29, 2006

esprit de l'escalier



Ao contrário do que a maioria das pessoas julga, eu não sou puto “resposta pronta” ou sequer tenho a certeza de coisa alguma.

Penso que às vezes consigo escapar de algumas situações que se poderiam tornar embaraçosas, devido ao facto de ter uma espécie de uma “aparência” agressiva que acaba por repelir possíveis oponentes que não se aventuram a contra-argumentar.

Frequentemente depois de uma “desconversa” mais ou menos acesa sou assaltada por um sentimento que me dá vontade de voltar atrás e dizer: “Já agora, relativamente àquilo que me disseste, tenho a dizer que …. Toma lá, que é para não seres parvo!”.

O efeito já não seria o mesmo, quem sabe se não seria mesmo o oposto, mas teria a sua graça ou seria uma desgraça. Bem, o que interessa é que ninguém faz isso. Ou tens o timing perfeito ou perdes a oportunidade!

Há aquelas pessoas a quem poderás, noutra conjuntura, exprimir mais ou menos o que ficou por dizer, mas há também as outras, muitas, com quem provavelmente nunca mais vais “trocar opiniões” e essas, essas malditas, são as que ficam cá engasgadas! E aí já é tarde demais pois já estás nas escadarias!

esprit de l'escalier - do Francês, significa literalmente "espírito da escadaria". Designa aquela resposta perfeita que só nos vem à mente quando o momento certo já passou. Só depois de nos afastarmos é que nos ocorre aquilo que poderíamos ter dito e que acabaria a discussão triunfantemente; é tarde demais, porque já estamos "nas escadarias".

Sem comentários: