quinta-feira, julho 27, 2006

Este vai ser um parto difícil.

Este bocadinho de esperança é para a Martinha

Tenho um sem-fim de coisas para te dizer Martinha e não sei como começar.

Escrever para alguém que se cresce a adorar, não tendo porém a certeza que se vai conseguir dizer tudo tim-tim por tim-tim – não é simples.

Nestas alturas tenho a convicção de que há palavras que ainda não foram descobertas.

Disseste-me para escrever só as coisas boas, que assim seria poucochinho…oh minha Martinha como te enganas!

No meu entendimento tu eras perfeita!

Uma alegria permanente e energia estonteante

Uma indiscutível habilidade de persuasão

E tão bonita! Uma beleza singular e feroz (será que me faço entender?)

Cometeste tantas loucuras, viveste tudo tão depressa e com tanta intensidade.

E quando outros se perdiam pelos caminhos vertiginosos que tu conheceste, tu, qual malabarista, percorreste-os com destreza e deixaste-os para trás como se nada fosse.

A vida não te deu muito, e foram tão poucas as vezes em que te ouvi queixar dela – essa malvada. E nem tão pouco penso que querias demais.

Mas merecias mais, merecias tudo – mais não fosse para dares aos teus filhos tudo aquilo que queres. Penso ser das poucas coisas em ti de que não podem restar dúvidas – tu adoras ser Mãe e amas os teus filhos com todo o teu coração – e é tão grande!

És daquelas que pessoas que só pela bondade desmedida que tens dentro de ti, devias ter o mundo a teus pés.

Hoje, já não te vejo perfeita, mas não te entristeças, pois descobri que tal coisa não existe e o melhor de tudo é que continuas linda, divertida, calorosa, continuas única e igual a ti mesma.

De resto não te consigo decifrar

És tudo ao contrário – tens em ti tantos opostos,

Às vezes és tudo, mas não és o suficiente

Preocupas-te tanto, e deixas andar

Mesmo quando estás triste, sorris

És destemida, e morres de medo

Martinha, talvez estejas cansada

Talvez aches que já não vale a pena ou que já não tens força

Mas como posso eu fazer-te acreditar que pode ser melhor?

Como dar-te um pouco de esperança ou um pouco de força para conseguires mais uma vez mudar o teu caminho?

Não posso. Que presunção a minha a querer fazer de Deus!

É a grande ironia da vida – tens tanto dentro de ti para seres tudo, bastava que a vida tivesse sido um bocadinho diferente! Só um bocadinho!

Lamento, mas não vou conseguir escrever aquilo que quero

Sem comentários: